HASTA LA VICTORIA SIEMPRE, FIDEL!

sam_2613

A tacanhez dos comentadores portugueses tem procurado reduzir Fidel a um ditador, que nada mais fez do que oprimir o povo cubano. Fidel acreditava que um mundo melhor é possível, sem exploração, nem opressão. O entusiasmo da revolução cubana inspirou milhões de pessoas em todo o mundo, em especial nesse martirizado continente latino-americano. A revolução cubana libertou Cuba de uma ditadura sangrenta – Batista matou mais de 30.000 pessoas – onde a Mafia americana punha e dispunha e as multinacionais americanas exploravam os cubanos até ao tutano. Os negros viviam num sistema racista, os camponeses nunca viam um médico e 70% dos cubanos eram analfabetos.

Uma das grandes conquistas da revolução e de Fidel é o acesso de toda a população ao ensino e à saúde. Depois da derrocada do socialismo real, a revolução cubana foi dada como condenada, difamada como sendo um desastre civilizacional e denunciada como um anacronismo.  Apesar das crises que se seguiram Cuba conseguiu manter e melhorar os seus sistemas de educação e de saúde, isto numa altura em que o neoliberalismo grassava por toda a América Latina e excluía a maioria da população com a privatização destes dois direitos essenciais.

Agora, com a morte de Fidel, de novo várias vozes se têm apressado a interpretá-la como sendo o sinal de despedida dos seus ideais e a difamar Fidel como «ditador brutal». Compreende-se que a direita o faça. Compreende-se menos que parte da esquerda tenha sucumbido, há 25 anos, a estes cantos da sereia e agora pareça querer repetir o erro:  não lhe parece oportuno assumir a sua responsabilidade na defesa de Castro e das conquistas da sua revolução.

Fidel tinha uma visão para Cuba. Não conseguiu implementar muitos dos seus planos, mas não deixa de ser justo lutar pela emancipação e libertação dos deserdados e excluídos. As Toupeiras juntam-se aos cubanos, à América Latina e a todos aqueles para quem a revolução cubana possui valor emocional e presta homenagem, com espírito crítico, à enorme obra deste revolucionário.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: