«De solo alemão nunca mais deve surgir a guerra»

via jornal FREITAG

via jornal FREITAG

Em Maio de 2010, o ex-Presidente da Repúblcia Horst Koehler disse alto, numa entrevista, o que muitos segredavam pelos corredores do Klanzleramt e dos minsitérios da defesa e dos negócios estrangeiros alemães: a Alemanha tinha o direito de intervir militarmente, se necessário, para defender os seus interesses enquanto potência dependente do comércio externo. Foi obrigado a denmitir-se por dizer, alto, a verdade.

Hoje, o Parlamento alemão aprovou por larga maioria (votos sociais democratas incluídos) a proposta dde Merkel para estacionar mísseis PATRIOT, AWACS e 400 soldados na Turquia, com a Síria na mira.

A ALemanha tem vindo a alterar profundamente a sua política de defesa, sem que a opinião pública europeia dê muita atenção ao assunto. As prioridades dos EUA são outras e isso abre campo às reivindicações hegemónicas alemãs. Mas o que ninguém parece querer debater é o fracasso dda chamada política externa e de segurança comum da UE, uma das bandeiras de Maastricht. A esperança social-democrata (Brandt, Egon Bahr) da «Europa, Potência Mundial» parece estar, para já, morta e enterrada( até no próprio SPD), pela neoliberal A. Merkel: desde a venda de arnmas para zonas de conflito (proibido pela Constituição alemã) até à articulação clara de reivindicações hegemónicas, a política externa alemã está já a anos-luz do antigo objetivo de contribuir para a paz. «Vom deutschem Boden darf nie wieder Krieg ausgehen.» já pertence ao passado. (De solo alemão nunca mais deve surgir a guerra.)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: