Aconteceu ontem o mistério do santíssimo mercado: títulos de tesouro alemães a … 0%

Ackermann, CEO do Deutsche Bank, e Frau Merkel, Chanceler da RFA

Aconteceu ontem, mas nenhum dos nossos brilhantes analistas deu pelo caso inédito nos mercados financeiros: a Alemanha colocou no mercado os seus títulos de tesouro a… 0% . Investidores privados emprestam dinheiro ao Governo Federal – 4,5 mil milhões – por 0,07%!?! E há mesmo observadores que prevêem juros negativos para os títulos de tesouro alemães, nos próximos meses.

Mas porque cargas de água, investidores privados emprestam dinheiro sem que a Alemanha tenha de pagar juros?! Só há uma explicação: os investidores acreditam no colapso da zona euro e refugiam-se no que consideram ser investimento à prova de bala: os títulos de tesouro alemães.

A irracionalidade do capitalismo financeiro explica o inexplicável: há, pelos vistos, quem veja a compra de dívida alemã como um porto seguro na tempestade da crise provocada pela especulação financeira. Quem? Os ricos e empresas dos países vítimas da especulação! A possibilidade da Grécia sair da euro é real, agora que os bancos privados já recuperaram o dinheiro e daqui a dois anos, quando vencerem os títulos da dívida alemã, há a possibilidade de Itália, Espanha, Portugal e Irlanda já terem outra moeda – tudo dependerá da correlação de forças e se será possível obrigar a Alemanha a alterar a sua política «austeritária». Independentemente do que acontecer, a Alemanha pagará sempre em moeda forte, seja euro ou com outro nome qualquer. Os ricos do sul têm assim de assegurar a sua fortuna, no caso de os seus países se virem obrigados a sair do euro – excelente razão para emprestar dinheiro a Berlim.

A Alemanha lucra assim com o medo que a sua política provoca: quanto maior for o receio de um país sair do euro, maior é a fuga de capitais do sul para o norte. A revista alemã Spiegel (ver por exemplo as edições de 14.05.2012 e a de 21.05.2012) tem sido um importante aliado desta doutrinação política.

A especulação continua de boa saúde e agora especula-se com o colapso da zona euro: quem lucra são os do costume. A introdução de eurobonds pode parar a especulação com o medo. Veremos se a França consegue suficientes aliados internos e externos para terminar a especulação com o medo apoiada pelo Governo alemão.

Advertisements

One Response to Aconteceu ontem o mistério do santíssimo mercado: títulos de tesouro alemães a … 0%

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: