Andres Breivik : a ponta do iceberg

O espanto nos meios de comunicação e nas reacções da maioria dos políticos depois de se saber que o atentado terrorista em Oslo tinha sido obra de um «conservador» mostra bem a cegueira que grassa quando se olha para a direita. Nos últimos anos a direita radicalizou-se sensivelmente. Em vez de discutir esta radicalização e apontar para os perigos daí resultantes, quer a política quer especialmente os meios de comunicação europeus contribuíram irresponsavelmente para essa radicalização. Esta «nova direita» não odeia só o «outro», os muçulmanos. Odeia também a esquerda e usa o vocabulário de «respeitáveis» políticos e jornalistas como Broder ou Sarrazin.

O longo «Manifesto» do terrorista Andres Breivik cita inúmeras vezes Geert Wilders, Theo van Gogh e Henryk M. Broder, gente que tem contribuído para atribuir direitos de cidadania à ideologia racista e xenófoba nos meios de comunicação europeus.

Talvez Andres Breivik seja um caso extremo, mas o atentado terrorista na Noruega, em nome do combate ao «marxismo e ao islamismo», é a ponta do iceberg do que se passa na Europa: o racismo quotidiano e o ódio aos que pensam à esquerda. De acordo com os serviços de formação alemães, por exemplo, na Alemanha há dois a três ataques diários perpetrados por militantes de direita, três a quatro actos de violência anti-semita por mês. Desde a reunificação alemã, em 1990, registaram-se 149 mortes provocadas por ataques de militantes de extrema-direita.

O que aconteceu na Noruega pode acontecer noutros países europeus: o caldo de cultura para o seu aparecimento tem sido acarinhado: há anos que se têm quebrado tabus contra os valores da dignidade. A extrema-direita combate-se não com proibições, mas com esclarecimento e defesa intransigente da dignidade humana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: