A roleta russa da avaliação de desempenho docente

A roleta russa do processo de avaliação de desempenho dos docentes implementado pelo Governo PS e confirmado pelo Governo PSD/CDS começou por estes dias a fazer as suas vítimas. Em processos muito pouco transparentes professores contratados vêem-se fortemente penalizados, as direcções das escolas empurram para os relatores (muitos deles obrigados a avaliar os seus colegas) o ónus de os avaliados não atingirem o «Muito Bom» ou o «Excelente», não assumindo as instruções contraditórias que foram dando ao longo do processo; os «júris» decidem com base em critérios meramente formais e opacos sem ler um único relatório dos relatores. Esta ADD, imaginada em mentes retorcidas e medíocres, prejudica fortemente professores que cumprem de forma profissional e empenhada as suas funções. Não tem rigorosamente nada a ver com mérito e vai fazer as suas vítimas perante a indiferença generalizada da opinião pública, mal informada sobre o que se passa nas escolas. E pior ainda, perante a falta de solidariedade de grande parte da classe docente embalada na promessa do fim desta ADD já em Setembro e por isso veneranda e obrigada. Disgusting!

Advertisements

Uma resposta a A roleta russa da avaliação de desempenho docente

  1. DC diz:

    Desengane-se quem pensa que esta avaliação é para, como dizem os nossos governantes valorizar os melhores. O que chamam agora de avaliação é a continuação de um processo que começou já há uns anos com o congelamento de carreiras. Como este congelamento não poderia ser para sempre então os nossos ilustrados descongelaram por um ano (deram-nos um doce!) e começaram então os maravilhosos modelos de avaliação. E que maravilha é a autonomia que é dada à escola em todo este processo! Cada escola interpreta à sua maneira e no fim uma coisa que é tão dispar é contabilizada a nível nacional! Mas o melhor disto tudo é que então culpamos os nossos Directores, Coordenadores, Avaliadores os nossos COLEGAS! E tudo isto porque quem diz que a Educação é uma prioridade apenas a vê como uma despesa, uma grande despesa, em que os professores por mais que façam nunca têm o que merecem…
    É muito triste! Prevejo que o ano lectivo que vem aí, será de luta e angústia. A Sala dos Professores nunca mais será a mesma…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: