“The Coming Insurrection” pelo The Invisible Commitee

A Fox News resolveu avisar os americanos dos perigos da publicação nos EUA do manifesto The Coming Insurrection. O manifesto foi escrito em França em 2005, depois das revoltas nos banlieu pelo Comité Invisível. A polícia francesa suspeita que a principal figura deste Comité seja Julian Coupat, 36 anos, autor de vários textos sob o pseudónimo de Tiqqun. Num texto fortemente influenciado por Giorgio Agamben (Introdução à Guerra Civil) o Comité Invisível é referido pela primeira vez como um pólo revolucionário de um partido imaginário. A suspeita levou à prisão ,em Novembro de 2008, de Julian Coupat e mais oito pessoas e a Ministra do Interior Michèle Alliot-Marie declarou tratar-se de uma “comuna anarco-autónoma”.

Aquilo que parecia ser uma manobra de intimidação transformou-se, inadvertidamente, numa verdadeira campanha de publicidade de um texto provavelmente condenado a ganhar pó nas estantes das livrarias especializadas. Agamben, amigo de Coupat, publicou uma carta aberta de apoio no Libèration. Glen Beck,  comentador da Fox News, no Verão de 2009, colocou a cereja no bolo ao chamar a atenção para o perigo de um texto que quer alcançar “a destruição do capitalismo e da civilização ocidental”. Apesar do seu apelo “todo o poder às comunas”, o texto parece ser pouco compatível com o movimento de esquerda na Europa, mas curiosamente teve uma ampla recepção nos EUA, na sequência do New Anarchism. Com a ajuda da polícia francesa e da Fox News, o manifesto de esquerda anarquista transformou-se num bestseller.

Anúncios

2 Responses to “The Coming Insurrection” pelo The Invisible Commitee

  1. mescalero diz:

    O que quer dizer esta frase: “mas curiosamente teve uma ampla recepção nos EUA, na sequência do New Anarchism.”?
    O novo anarquismo refere-se às correntes anarquistas contemporâneas?

  2. asinus diz:

    Sim. Desde o início do séc. XXI que surgiram novas correntes anarquistas. Aqui encontra um interessante artigo sobre isso.
    http://www.newleftreview.org/A2368

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: