BE e as presidenciais: chance ou perigo?

Militantes do BE exigem a convocação de uma Convenção Extraordinária para discutir as eleições presidenciais. Discordam do apoio, no próprio dia do anúncio de Manuel Alegre, a esta candidatura. Não deixa de ser curioso que a Comissão Política do BE seja contra a convocação desta Convenção. Por muito que os membros da CP argumentem que a decisão está de acordo com o anteriormente decidido, considerem não ser conveniente para “as transformações em curso na esquerda política” e uma “ofensa à democracia do Bloco”, não conseguem iludir a sensação, a quem está de fora e se interessa por estes assuntos “da esquerda”, que com uma Convenção Extraordinária sobre as eleições presidenciais se estaria a recolocar “o soberano” do BE sob a luz dos holofotes: as suas bases.

Apesar de tudo o BE fusionou-se com a pretensão de ser diferente dos outros, nomeadamente no que diz respeito às regras democráticas de funcionamento. Até agora a coisa não parece ser muito diferente dos outros Partidos: meia dúzia de homens (com algumas mulheres-alibis) dirigem o Partido de cima para baixo.

Uma decisão das bases não resolverá o problema maior da chamada política Top-Down nem resolverá o dilema de como se consegue reconciliar o tempo necessário aos processos democráticos de base e a pressão da tomada de decisões políticas. No entanto, a decisão dos militantes pode ser uma chance se for compreendida não como uma resposta, mas sim como parte de uma questão mais vasta: que Partido quer ser o BE? Trata-se da cultura política do BE, da relação entre Partido, grupo parlamentar e papel dos militantes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: