Os Empresários e o Nazismo

Realiza-se de 10 a 12 de Dezembro na Universidade de Jena um Simpósio Internacional sobre “Empresários e Nacional-Socialismo”. Assunto tabu da maioria das grandes empresas alemãs, os 12 anos do Reich milenar não merecem mais do que meia página nas suas brochuras luxuosas, ainda há pouco tempo acesos debates sobre o passado nazi das famílias Flick, Quandt e Thyssen demonstraram que o passado nazi ainda possui força suficiente para provocar escândalo e ser objecto de investigação científica.

Sintomaticamente foram necessários mais de 60 anos para que os trabalhadores forçados da IG Farben, Krupps, Thyssen, BMW e tantas outras firmas alemãs fossem simbolicamente indemnizados durante o Governo Schroeder. Cinicamente foi-se deixando passar o tempo para que este resolvesse o problema. Há poucos anos pensava-se que a investigação histórica sobre as empresas no nazismo rapidamente passaria de moda. Na realidade o conhecimento sobre o trabalho forçado e a “arianização”, os lucros da indústria do armamento e o “ouro roubado” aprofundou-se nos últimos vinte anos. Este Simpósio em Jena irá fazer o ponto da situação da investigação actual. Ao contrário do que sempre quiseram fazer crer, os barões do aço e outros “empreendedores” apoiaram Hitler desde a primeira hora.

Anúncios

One Response to Os Empresários e o Nazismo

  1. asinus diz:

    Apesar da “alergia” de boa parte dos “intelectuais portugueses” às edições comunistas, as edições Avante publicaram em Setembro um pequeno livro de ensaios de um dos maiores historiadores alemães do nazismo, professor da Humboldt, Berlim-Leste, sobre este assunto:Kurt Gossweiler, Hitler, Ascensão Irresistível? (ensaios sobre o fascismo). Como a tiragem é só de 750 exemplares, quem se interessa por este assunto não deve deixar esgotá-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: