“…não estamos perdidos e venceremos se não tivermos desaprendido de aprender.”

spd_xx_xDepois de 11 anos no Governo e de um resultado catastrófico nas eleições de 27 de Setembro, o SPD ensaia uma nova orientação no Congresso que este fim-de-semana decorre em Dresden.

“Modernização” foi o slogan preferido de Gerhard Schroeder, o que não significou mais do que a assumpção da ideologia neoliberal pelo partido dos trabalhadores mais antigo da Europa: a mercantilização da sociedade e a sua reestruturação de acordo com os modelos de mercado e a generalização dos critérios empresariais de eficiência e mecanismos de concorrência. Os sociais-democratas com Schroeder abriram as portas ao radicalismo de mercado, criticando todos aqueles que consideravam necessário um controlo dos mesmos como sendo a “esquerda do passado.”

O preço que o Partido pagou foi altíssimo. Em dez anos perdeu 10 milhões de votos, mais de 400.000 militantes com uma enorme erosão durante o consulado de Schroeder: entre Outubro de 1998 e Abril de 2006 187.421 militantes sociais-democratas devolveram o cartão ao Partido, os seus militantes envelheceram e desapareceu a esquerda intelectual que sempre contribuiu para importantes debates internos.

Uma nova orientação só será possível com uma ruptura com a política da Agenda 2010. O Congresso que agora decorre ainda não é o da refundação do SPD, mas é com certeza uma etapa nesse longo e difícil caminho. Rosa Luxemburgo na “Crise da Social-Democracia” escreveu sobre os seus camaradas social-democratas: “Realmente somos iguais aos judeus que Moisés conduziu pelo deserto. Mas não estamos perdidos e venceremos se não tivermos desaprendido de aprender.” É de vital interesse para os trabalhadores europeus que o SPD não tenha “desaprendido de aprender”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: