„Stasi-Live-Haft“

A ala "O Submarino" na prisão da Stasi em Berlim-Hohenschönhausen

Para comemorar os 20 anos da queda do muro de Berlim, o ex-preso da RDA Carl-Wolfgang Holzapfel decidiu fechar-se de novo na cela nº 207 da prisão da Stasi Berlin-Hohenschönhausen. Durante sete dias seria filmado 24h por dia por uma câmara. Esta acção no agora memorial Höhenschönhausen tinha como objectivo “tornar compreensível o isolamento absoluto e a vigilância total no Estado da RDA” através da Internet. Era uma das acções mais sensacionais deste aniversário. Uma performance que encenava o quotidiano nas prisões da RDA.

25 horas depois de ter começado foi interrompida antecipadamente, não por causa de ataques de ex-oficiais da Stasi, mas sim, curiosamente, por causa das críticas vindas do lado das vítimas. A acção do ex-preso Carl-Wolfgang Holzapfel e da artista Franziska Vu fracassou ou documenta a situação em que se encontra a reflexão sobre os anos da RDA?

Em todo o caso, se a arte for alguma coisa ela terá de ser genuína e as razões apresentadas para a interrupção desta performance, no sítio da net, não correspondem à verdade: as razões da interrupção não foram o “stress emocional”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: