Orgulhos Nacionais

9697547“Ah, o homem é um chato, assinala Merkel

Como um professor de liceu, Sarkozy incumbiu publicamente Barroso, o aluno em risco de chumbar, de escrever durante as férias de Verão um novo programa de trabalho “ambicioso”, caso quisesse manter o emprego. Bem comportado o aluno escreveu “Ambições para os próximos cinco anos”. Uma obra cheia de lugares comuns e banalidades, mas Sarkozy não se escandalizou. De qualquer maneira não se tratava do conteúdo, mas somente da demonstração de poder e submissão.

Merkel não foi tão grosseira. Mostra, com fina ironia, como tem o Presidente da Comissão sob controlo. Exemplar é uma cena na Chancelaria no final de uma reunião. “Barroso ligou e pede que lhe ligue”, uma colaboradora informa Merkel quando esta abandona a sala. “Diz-lhe que ele não deve telefonar permanentemente!”, responde a Sra. Chanceler e faz uma cara que sinaliza aos presentes: Ah! O homem é um chato!

Na verdade, Barroso, na luta pelo seu lugar de trabalho, enervou amigos e inimigos tão insistentemente que anedotas sobre ele se tornaram parte do reportório nos círculos políticos. Um deputado alemão pergunta, alto e gozador, à Ministra para os Assuntos Europeus sueca, Cecilia Malmstroem, numa conversa com colegas num intervalo de um meeting: “Então, o Barroso já lhe telefonou hoje duas vezes?” A sueca abana a cabeça e ri: “Não, três vezes!””

A versão inglesa deste artigo, publicado na Spiegel-online, pode ser lida aqui. E pensar que por causa do “interesse nacional”, Sampaio, há 5 anos, não convocou eleições e ofereceu de bandeja o PS à ala neoliberal! Desde os deputados do PS (Ana Gomes lá se absteve…) ao Sr. Presidente da República, passando pela generalidade dos jornalistas portugueses todos afinam pelo provincianismo bacoco da “importãncia para Portugal de ter um Presidente português na Comissão Europeia”. E pela opinião pública e publicada europeia, a “nossa honra nacional”, lá vai sendo caracterizado como o secretário e porta-voz dos Grandes no Conselho da Europa, como camaleão político. O criado de serviço! Curioso entendimento do “interesse nacional”!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: