O Programa não vai nu

0,,1607588_5,00O PSD apresentou o seu programa eleitoral. Não se pode dizer que interesse tanto como a notícia de que uma bicicleta caiu na China: uma vitória do PSD aprofundará o agravamento das desigualdades na sociedade portuguesa. Não assumindo abertamente a ideologia neoliberal, o que é criticado pelos crentes fundamentalistas no neoliberalismo reconhecendo que aponta “no sentido correcto”, o programa do PSD assume a máxima neoliberal “menos Estado”. O Estado deve somente criar as condições e implementar as regras que possibilitam à iniciativa privada perseguir o seu objectivo de maximização do lucro. MFL na apresentação do programa: o papel do Estado (é) o de “eliminar os constrangimentos que se põem às empresas”.

As propostas apresentadas para as cinco áreas “prioritárias” resultam todas, embrulhadas em retórica mais ou menos moderada, de inspiração neoliberal. Acenando com soluções que aparentemente vão de encontro às reivindicações de determinadas classes profissionais (cf. propostas para a educação), facto é que o programa não assume alternativas e é omisso quanto à peça fundamental da política educativa neoliberal do Governo Sócrates: a nova legislação da gestão das escolas. Sabendo-se que a razão fundamental para a divisão da carreira docente foi a diminuição da massa salarial, alguém pode acreditar que um Governo PSD vai realmente mexer no Estatuto da Carreira Docente? E que se entende por “maior autonomia das escolas”? A autonomia das escolas inglesas?

O “Compromisso com a Verdade” de MFL é, portanto, bastante elástico. Estica na esperança de ganhar votos e encolherá rapidamente caso vença as eleições.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: