Confrangedor II

E se o Governo PS de maioria absoluta tivesse aproveitado a legislatura para tratar seriamente de algumas urgentes questões pedagógicas, que deveriam ter reflexos na formação contínua, como as diferenças na aprendizagem entre rapazes e raparigas, a contribuição da escola para o fortalecimento dos velhos papéis estereotipados atribuídos às raparigas e aos rapazes (os estudos efectuados na Alemanha mostram que os rapazes são solicitados durante a aula o dobro das vezes das raparigas; os rapazes são elogiados e castigados mais frequentemente do que as raparigas, merecendo portanto mais atenção; as raparigas são mais interrompidas tanto pelos professores como pelos rapazes; os professores consideram os rapazes com boas notas inteligentes e criativos e as raparigas aplicadas e metódicas…); ou sobre a aplicação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem (onde os resultados, por exemplo nos EUA, têm sido negativos), ou sobre as dificuldades sentidas pelos pais e encarregados de educação na educação das crianças e jovens. Ou sobre como “reter” os alunos raramente tem resultados positivos?

Depois de mais de duas dezenas de equipas ministeriais, de reformas e contra-reformas, de valorização do privado e desvalorização do público, os docentes portugueses desenvolvem um trabalho meritório, em muitas escolas sob condições que nenhum docente da “Europa”, a que os governantes gostam de nos comparar nos discursos de domingo, aceitaria. Foi necessário vir um Governo socialista para agravar ainda mais essas condições de trabalho e criar uma divisão artificial e penalizadora na carreira docente. Haja Deus!

A minha formação em História ensinou-me que tudo o que tem um princípio tem um fim. Esta equipa ministerial não é, portanto, a-histórica. E duvido muito que a sua alma venha algum dia a ter descanso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: